CIDADEDESTAQUE

Mons. Nonato Timbó, ex-pároco de Ipu, é nomeado chanceler da Diocese de Sobral

O padre Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva, ex-pároco da cidade de Ipu, foi nomeado pelo bispo dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, na noite da última terça-feira (29/08), durante a Santa Missa em Ação de Graças pelos 08 anos de Pastoreio de Dom Vasconcelos em nossa Diocese, como novo chanceler da diocese de Sobral (CE), cuja função principal, segundo o Código de Direito Canônico no Cân. 482 — § 1, “é cuidar de que sejam redigidos os documentos da cúria e de que eles se guardem no arquivo da mesma”.

Sobre a missão na chancelaria, que até então era assumida pelo Pe. João Paulo Aguiar Bezerra, que foi estudar em Roma. Mons. Nonato disse que era a única que ainda não havia assumido na Diocese. “Estou me organizando para ver quais são os dias da semana que passarei a manhã na Cúria e vou me situando e ver quais são as prioridades que a chancelaria precisa para ficar em ordem. Nesse intuito que estou colaborando espero corresponder as exigências dessa função”

Chanceler

O Chanceler é o notário e secretário da Cúria, sendo responsável por preparar provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações, documentos sacerdotais, consultas, e por despachar os atos do Bispo. Ainda, nos atos da Cúria, com efeito, jurídico, emanados e assinados pelo Bispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente. A Chancelaria também é responsável por organizar e tutelar o arquivo diocesano; recolher dados estatísticos das paróquias, instituições e organismos da igreja presentes na diocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.

Mons. Raimundo Nonato

Nascido na Fazenda Boa Vista, Hidrolândia (CE), em 30 de julho de 1956, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva, é filho de Manoel Alves de Paiva e Balizaria Camelo Timbó. Os pais o batizaram em 09 de setembro de 1956 na Paróquia de Santa Quitéria. Ordenado em 04 de janeiro de 1991, pelo então Bispo de Sobral, D. Walfrido Teixeira Vieira.

Sendo Padre, foi diretor do ISTEP de Sobral, Reitor do Seminário Diocesano São José de Sobral, foi Vigário Paroquial de Meruoca, Patrocínio, Frecheirinha e Administrador Paroquial das Paróquias de Martinópole, Senador Sá e pároco de Ipu, cargo que ocupou de 09 de dezembro de 1999 a 22 de fevereiro de 2017.

Pe. Nonato exerceu também os cargos de Vigário Geral da Diocese de Sobral (1998/2000), vigário Episcopal da Região Episcopal do Araras durante alguns anos. Nos períodos em que o episcopado da Diocese de Sobral ficou vacante (2004/2005) e (2009/2010), Mons. Raimundo Nonato exerceu o cargo de Administrador Diocesano da Diocese de Sobral, função que desempenhou até a nomeação do Bispo Dom Fernando Saborido e Dom Odelir José Magri, respectivamente. Atualmente é Pároco da Paróquia de São Manuel, tendo sido empossado em 23 de fevereiro de 2017.