IPUEIRASREGIONAL

Mesmo com veto de Carmelo Neto, dirigente articula ‘jeitinho’ de manter coligação com PT e PL em Ipueiras

Desde que o presidente do PL Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto, anunciou oficialmente o veto a alianças do seu partido com o PT, correligionários do político têm articulado formas de dar um “jeitinho” e driblar a determinação partidária. Nos municípios onde havia coligação entre as duas siglas, pré-candidatos já falam abertamente em apoio informal dos bolsonaristas locais, mantendo uma aliança extraoficial entre PT e PL.

Nesses acordos, conforme apurou o PontoPoder, onde houver um petista na vaga de pré-candidato a vice-prefeito, por exemplo, o PL sairá oficialmente da coligação, mas as lideranças bolsonaristas seguirão apoiando a chapa. Já nos municípios onde o PL indicar um dos futuros postulantes a vice-prefeito, o PT é que será retirado da aliança oficial, mas os petistas estarão no palanque local.

“Nosso interesse no PL era o tempo de propaganda gratuita no rádio. O partido mesmo nem lançou chapa para vereador aqui, então perder o apoio do PL não muda nada para a gente politicamente. O deputado Júnior Mano, que é do PL, assim como as lideranças daqui, vão continuar nos apoiando do mesmo jeito”. A declaração, concedida ao PontoPoder nesta quarta-feira (24), é do pré-candidato a prefeito de Ipueiras, Neném do Cazuza.

Ele, que é filiado ao PSB, tem como pré-candidata a vice-prefeita a petista Idelva Martins. Foi o material de divulgação da convenção dos dois que deflagrou toda a contenda envolvendo coligações do PL e do PT.

Ao se deparar com a peça publicitária, na última segunda-feira (22), Carmelo Neto publicou um vídeo em que dissolve a comissão provisória do PL Ipueiras. No material de pré-campanha, os emblemas partidários das duas legendas aparecem próximos, além da imagem de lideranças políticas como o presidente Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Elmano de Freitas, todos do PT.

Nenem do Cazuza, PSB, Ipueiras, diretório, PL, PT
Legenda: Postagem sobre as convenções partidárias que reuniriam PT e PL em Ipueiras. Foto: Reprodução/Redes sociais

“Onde o PT tiver, o PL vai estar do outro lado. Por isso que eu estou dissolvendo agora a comissão provisória do partido em Ipueiras porque não vamos aceitar PL e PT do mesmo lado. Repito: onde o PT tiver, o PL vai estar do outro lado. Essa é a nossa decisão e se tiver alguma comissão com a pretensão de coligar com o PT, saiba que será dissolvida no dia seguinte”, informou Carmelo Neto em vídeo publicado nas redes sociais.

Ipueiras

Em Ipueiras, mesmo após o veto anunciado por Carmelo Neto, o perfil oficial do pré-candidato Neném do Cazuza e da vice Idelva Martins mantêm os materiais de divulgação com o PT e o PL juntos. A chapa, inclusive, tem a benção do deputado federal Júnior Mano, um dos principais aliados do futuro candidato a prefeito. O parlamentar aparece no material de pré-campanha ao lado dos petistas Lula, Camilo e Elmano. 

“O PT vai compor com a gente do PSB indicando a vice-prefeita, então respeitamos muito o presidente estadual Carmelo, mas politicamente, para a gente, não muda nada. As lideranças de Ipueiras do PL continuam conosco”

Como reconhecido pelo presidente do PL Ceará, o caso de Ipueiras não é exceção. O PontoPoder mapeou outros municípios onde essa articulação entre PT e PL deve ocorrer informalmente.

(Diário do Nordeste)