Memorial do IFCE apresenta Ipu ’em arte e linha’
“Ipu e seu Patrimônio: uma série em arte e linha” é a exposição em cartaz no Memorial do IFCE, trazendo ao público obras com uso da técnica de “string art”, caracterizada pela junção de fios coloridos, amarrados entre pontos, para formar padrões geométricos ou desenhos representativos. As peças são do artista ipuense Francisco Glauter Aragão Soares.
Com mais de dois séculos de história, a cidade ainda guarda considerável patrimônio edificado que resgata diversos segmentos da história da sociedade ipuense. É essa a inspiração e a visão abordadas nas obras de Glauter que aplica a “arte em linha” em peças de madeira. É a primeira vez que o Memorial do IFCE recebe uma exposição com esta técnica tão singular.
Glauter apresenta nove obras do patrimônio edificado do Ipu, cidade a cerca de 300km de Fortaleza. São prédios públicos e privados, alguns tombados, retratados com linhas e pontos, numa forma que envolve curiosidade do público, somada à precisão e à sensibilidade do artista.
A técnica utilizada na exposição – “string art” – surgiu na Inglaterra, no século 19, criada por uma professora para o ensino da matemática. O desenho de um edifício, por exemplo, é feito com pregos e, a partir destes, o artista faz o enlinhamento, compondo e dando mais vida à obra.
O curador do memorial, José Solon Sales, destaca que “o espaço é uma embaixada da arte e da cultura”. Desta forma, colocando-se à disposição de artistas de todas as cidades cearenses para que exponham a beleza arquitetural e história de suas regiões. “Nosso objetivo é trazer ainda mais exposições do interior do Estado”, frisa.
Klaudiana Viana, curadora da exposição, conta que Glauter Aragão traz a habilidade com pregos e madeiras desde a adolescência, tempo em que a montagem e desmontagem de móveis eram seu trabalho diário na loja do pai. “ A retidão das linhas vai formando casarís que nos enlinham no tempo e indicam uma tridimensionalidade que nos convida a percorrermos espaços de memória onde o afeto traz detalhes da mobília destruída pela falta de arte e de livros nas estantes”, descreve.
Serviço
Exposição “Ipu e seu Patrimônio: uma série em arte e linha”
Período: em cartaz até julho de 2025
Horários: Segunda a sexta (das 9 às 12h e das 13 às 17h)
Mais informações: 3401-2368
Visitas guiadas: memorial@ifce.edu.br
Local: Memorial do IFCE – Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe
Reitoria do IFCE – Rua Jorge Dumar, 1703 – Jardim América, Fortaleza