Ipu lidera em representação na Conferência Estadual de Meio Ambiente, com 4 delegados eleitos
Em um marco histórico para a região dos Sertões de Crateús, a cidade de Ipu se destacou na I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada no último dia 09 de dezembro em Santa Quitéria. O município conquistou o maior número de representantes para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, elegendo 4 delegados titulares (de um total de 16) e 1 suplente.
A conferência, que reuniu representantes de oito cidades da região, foi um momento importante para discutir os desafios e oportunidades para a construção de um futuro mais sustentável. Durante o evento, foram elaboradas 10 propostas, divididas em 5 eixos temáticos, que serão levadas para a plenária estadual.
Ipu, demonstrando seu compromisso com a causa ambiental, elegeu como delegados titulares:
- Pedro Ramises Martins: Secretário Municipal de Turismo, que também atuou como facilitador do Grupo de Trabalho do eixo de Transformação Ecológica.
- Maria Marques: Brigadista Florestal.
- Diemesson Ferreira: Catador de Materiais Recicláveis
- Rogério Palhano: Controlador do Consórcio de Resíduos Sólidos
- Como suplente, foi eleito o Dr. Alberto, Secretário de Meio Ambiente de Ipu.
A forte presença de Ipu na Conferência Estadual reflete o engajamento da população e do poder público com as questões ambientais. Os delegados eleitos levarão para o evento estadual as demandas e propostas construídas durante a conferência intermunicipal, buscando influenciar a formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável da região.
Sobre a Conferência Intermunicipal
A I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente dos Sertões de Crateús foi um espaço de diálogo e construção coletiva, realizada pelo Consórcio Público de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús em parceria com a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima) onde representantes de diferentes setores da sociedade civil e do poder público puderam discutir os desafios ambientais da região e propor soluções inovadoras. A realização do evento demonstra a importância da participação popular na definição das políticas públicas ambientais.
Próximos passos
Os delegados eleitos de Ipu agora se preparam para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, onde terão a oportunidade de apresentar as propostas da região e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para o Ceará.