CIDADEPOLITICA

Ipu está entre as cidades cearenses com mais denúncias de propaganda eleitoral irregular

O Ceará enfrenta um crescente número de denúncias relacionadas à propaganda eleitoral irregular. Em apenas um mês de campanha, o estado já contabiliza 1,9 mil relatos, segundo dados do sistema Pardal da Justiça Eleitoral. Enquanto a capital, Fortaleza, concentra a maior parte das ocorrências, cidades do interior também chamam a atenção pelas altas taxas.

Entre as cidades cearenses que mais registraram denúncias, destaca-se Ipu, localizada na 21ª Zona Eleitoral. Com 59 relatos, a cidade se posiciona entre as cinco com maior número de ocorrências, demonstrando a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa na região.

  • Fortaleza: 606
  • Iguatu: 78
  • Caucaia: 74
  • Ipu: 59
  • Jaguaribe: 56

A maioria das denúncias em todo o estado está relacionada às campanhas para vereador (769), seguida pelas disputas para prefeito (650). Partidos, coligações e federações também são alvo de um grande número de reclamações (469).

A Justiça Eleitoral alerta para a importância da denúncia de qualquer irregularidade encontrada nas campanhas eleitorais. O aplicativo Pardal, disponível para smartphones e tablets, facilita o registro de ocorrências.

Denúncias no Brasil

Em todo o Brasil, o Pardal registrou mais de 39,5 mil denúncias de propaganda irregular em campanhas eleitorais neste ano.

Dentre os estados que mais concentram casos do tipo, estão São Paulo (7.747), Minas Gerais (4.795), Rio Grande do Sul (4.044), Pernambuco (3.616) e Rio de Janeiro (2.539).