Francisca Ferreira tem nova obra selecionada em concurso estadual
A educadora, escritora, psicóloga e acadêmica da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), Francisca Ferreira do Nascimento, acaba de conquistar mais um importante reconhecimento. Sua mais recente obra literária foi selecionada no 2º Concurso Literário Infantojuvenil, promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), iniciativa que visa formar leitores e tem como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública.
Francisca, que leciona na rede municipal de ensino de Ipu, participa de editais literários desde 2013. A autora escreve desde a infância, com foco principal no público infantil, mas também se aventura em poesias, contos, esquetes teatrais e outros gêneros. Inspirada pelas histórias contadas por pais e avós, acredita que “quando a criança adquire o hábito de ouvir histórias, desenvolve a curiosidade de conhecer livros, capazes de transportá-la a lugares incríveis e personagens maravilhosas”.
Seu percurso literário inclui obras de destaque como “Iracema Curuminha” (2013), lançada no sesquicentenário do romance Iracema, de José de Alencar; “O Tesouro de Artur”, que aborda a preservação ambiental; “A Descoberta de Caubi e Karuá”, que convida a criança à leitura lúdica e ao conhecimento dos primeiros habitantes da região; “Cadê meu Curumim?”, publicado pela editora Em Prosa e Verso; e “O Quintal do Vô José”, da editora Asinha, que trabalha temas como preconceito, exclusão, luto, desmatamento e acolhimento aos idosos.
Agora, com a seleção de seu novo texto para a nova coleção de livros da Seduc, que será distribuída nas escolas públicas do Ceará, Francisca reforça sua missão de estimular a leitura e a construção da identidade cultural entre crianças e adolescentes, consolidando-se como uma das mais importantes vozes da literatura infantojuvenil do estado.
