CIDADEDESTAQUE

Festival Menu Ipu: Sebrae/CE na Ibiapaba celebra os resultados de mais um evento Carbono Neutro

O Selo Evento Carbono Neutro é uma certificação que garante que um evento realizou uma série de ações para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e neutralizou as emissões que não puderam ser evitadas. Tornar o evento sustentável e neutro em carbono, garante o uso responsável dos recursos naturais e o pleno engajamento, tanto dos expositores (stands) quanto dos visitantes e da população, dentro de uma importante conscientização coletiva com foco na promoção ativa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU-Organização das Nações Unidas.

Assim, o Sebrae/CE na Ibiapaba está comemorando os resultados da pegada carbônica neutro na edição 2024 do Festival Gastronômico Menu Ipu, que usou a metodologia de cálculo de carbono do evento e seu impacto na natureza. Todo esse cuidado para que o município possa fazer a compensação do carbono gerado no evento, ou seja, neutralizar a emissão que contou, também, com os esforços na diminuição da sua emissão.

PADRÃO GLOBAL

A metodologia utilizada foi GHG PROTOCOL, um padrão global usado por empresas e organizações para mensurar e gerenciarem emissões de gases de efeito estufa. Com essa iniciativa, e a parceria do Sebrae/CE, o município de Ipu é protagonista das melhores práticas de gestão e sustentabilidade. Além disso, há toda uma preocupação dos moradores em seguir as ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A avaliação da emissão do carbono neutro no “Festival Menu Ipu” garantiu o plantio de 1.698 árvores para efeito de neutralização do evento. Na aferição, foram analisados Combustão Estacionária, Emissões Fugitiva, Energia Elétrica, Transporte e Distribuição – UpStream, Resíduos Sólidos e Deslocamento.

Inclusive já foi realizado o plantio simbólico de mudas nativas com o compromisso das demais serem plantadas no próximo período de chuvas da região. Presentes às comemorações, a Prefeitura municipal de Ipu, o Escritório Regional do Sebrae/CE, a Rede Conectar, Escolas profissionalizantes e associação de catadores que, juntos, vêm contribuindo para tornar o território mais sustentável.

Além disso, pode-se destacar como resultado o reaproveitamento das lonas utilizadas no evento, transformadas em bolsas e acessórios para serem vendidos pelas mulheres de comunidades em situação de risco econômico, numa ação que de inclusão social, que gerou ocupação e renda.

Assim, o Escritório do Sebrae/CE na Ibiapaba vem desenvolvendo uma estratégia de sustentabilidade dentro do escopo do projeto territórios empreendedores. O tema foi eleito como uma das verticais a serem trabalhadas na Região, tanto na área das atividades públicas quanto em relação aos pequenos negócios, que levam em consideração a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

DIRETRIZES

As diretrizes de sustentabilidade são de extrema importância para a garantia de um futuro mais justo e equilibrado para as gerações atuais e futuras, a partir de diversas ações que podem ser tomadas para promover a sustentabilidade em diferentes áreas.

Nesse sentido, trabalhos como esse fortalecem o desenvolvimento econômico regional sustentável, favorecendo o alcance da visão de futuro que é tornar a Ibiapaba um lugar mais próspero , sustentável e acolhedor.

Associação de Catadores comtribuiu para o evento

(Sebrae/CE)