Estudante da Serra da Ibiapaba é selecionada para acampamento nos EUA sobre exploração espacial
Myrian Rodrigues da Silva, de 16 anos, moradora da Serra da Ibiapaba, no Ceará, é uma das cinco estudantes brasileiras selecionadas para participar do US Space Camp, acampamento educacional para crianças e adolescentes aprenderem intensivamente sobre exploração espacial, aviação e robótica, que acontecerá, de 26 de outubro a 1º de novembro, no estado do Alabama, nos Estados Unidos.
A estudante é aluna da Escola de Ensino Médio Integral Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, distante 336 km de Fortaleza. Ela foi escolhida por meio de projetos da Junior Achievement Ceará (JA Ceará) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
O programa é focado em liderança e nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As atividades incluem simulações de missões espaciais e desafios de engenharia.
Myrian diz que “foi incrível” receber a notícia de que ela foi uma das selecionadas para participar do US Space Camp. “No começo meu interesse foi por curiosidade, mas quando percebi que era real, minha expectativa aumentou. Me interessei porque é uma experiência desafiadora que exige muito de mim e será uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e crescimento coletivo, já que poderei interagir com outros jovens durante as atividades”, disse a estudante.
Além de Myrian, outros jovens do Rio Grande do Sul, Piauí e Rio de Janeiro foram selecionados para participar do US Space Camp. Todos são medalhistas em Olimpíadas de matemática, física, astronomia e robótica. Eles participarão de uma semana de atividades intensivas na Honeywell Leadership Challenge Academy.
Ana Lúcia Teixeira, diretora executiva do JA Ceará, destacou a importância dessa conquista para Myrian e o impacto que a educação pode ter na vida dos jovens. “Ver uma jovem do sertão cearense alcançar uma conquista como essa é um exemplo do poder da educação e do empreendedorismo na transformação dos jovens. É um orgulho ver o Ceará representado em um evento internacional tão relevante”, afirmou.
O processo de seleção foi rigoroso e incluiu a apresentação de um vídeo em inglês, onde Myrian deveria explicar por que merecia ser escolhida. “O edital exigia que eu fosse de escola pública ou bolsista de escola particular e tivesse participado de atividades na área STEM. Minha participação na Miniempresa do Jovem Empreendedor foi fundamental, além disso, tive a importância de documentos como passaporte e visto para viajar”, explicou Myrian.
Quando a família de Myrian soube da seleção, a reação foi de empolgação. “Ficaram todos muito entusiasmados. Queriam saber mais sobre o programa e se estava tudo seguro, mas sempre me apoiaram. Foram um dos principais motivos para eu continuar com essa vontade”, disse a estudante.
Sobre a experiência, Myrian ressalta que ser selecionada representa uma grande oportunidade: “Me faz reconhecer que eu e jovens como eu podemos conquistar coisas que parecem distantes. Para abrir minha mente para as oportunidades que surgem.”
As expectativas são altas para a viagem, reconhece a estudante. “Espero aprender muito, mas também me divertir neste novo capítulo. Quero voltar como uma pessoa com mais experiência, pronta para lidar com novos desafios e incentivar outros a fazerem o mesmo. Myrian alegre e trabalhadora, mas com mais coragem para o futuro”, projeta.
O programa recebeu 44 inscrições de todo o Brasil, e os selecionados foram escolhidos com base em critérios como fluência em inglês, faixa etária e participação em iniciativas da Junior Achievement, destacando a importância de projetos que promovam o desenvolvimento de jovens talentos.
(O Povo)