Equipe da cidade de Ipu, no interior do CE, detecta 4 novos asteroides
O ipuense Francisco Samuel Costa Martins, 21 anos, técnico em redes de computadores, reuniu cinco (5) amigos para integrar sua equipe no programa Caça Asteroides MCTI. O programa disponibiliza imagens do telescópio Pan-STARRS, localizado no Havaí. Para realizar a analisa das imagens é usado o software Astrometrica, qualquer brasileiro interessado pode contribuir para a identificação dos asteroides.
Samuel, conta que depois de iniciada a campanha é enviado pacotes de imagens para os membros da equipe, para que as imagens possam então ser baixadas e abertas no software Astrometrica, para assim então, começar a busca pelos asteroides.
“Quando você abre as imagens no programa Astrometrica você tem uma série de passos a se fazer. Cada pacote vem quatro (4) imagens, depois que você “anima” as imagens tornando ela um gif você pode começar a analisar. A gente precisa fazer isso porque cada imagem é uma posição diferente e se você conseguir achar um objeto pulando 4 vezes pode ser um possível asteroide.”
No dia 31 de março saiu a segunda preliminar de possíveis asteroides, e aquipe ficou sabendo que detectou quatro novos asteroides, os quais poderão ser nomeados por eles futuramente.
Os integrantes da equipes e responsáveis pelas novas descobertas são os Ipuenses: Francisco Samuel Costa Martins, Dário Gomes Martins, Maria Hortênsia Florindo Alves, Ana Ingrid Bezerra Dos Santos de Arruda, Francisco Eduardo Jerônimo de Sousa Filho e Bianca Maria de Sousa Félix.