Educação à Distância: Pires Ferreira é Contemplada com Polo Universitário
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a abertura de 18.430 novas vagas de educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 11.090 vagas para graduação e 7.010 para pós-graduação, além da criação de 25 novos polos de apoio presencial do programa. A cerimônia de anúncio ocorreu na última sexta-feira, (11/07), no Palácio da Abolição.
Os cursos serão oferecidos por instituições como a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Regional do Cariri (Urca), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
A distribuição das vagas é a seguinte:
• Uece: 6.560 vagas;
• UVA: 3.210 vagas;
• Urca: 1.530 vagas;
• IFCE: 2.700 vagas;
• UFCA: 2.300 vagas;
• Unilab: 2.130 vagas.
Entre os municípios contemplados com os novos polos, destaca-se Pires Ferreira, que se junta a outros municípios como Acopiara, Aquiraz, Aracati, Assaré, Baturité, Cascavel, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
Com essa expansão, o Ceará terá 65 polos da UAB. Esses polos, supervisionados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), oferecem cursos de graduação e pós-graduação, principalmente voltados para a formação de professores e agentes públicos. As aulas serão divididas entre modalidades síncronas e assíncronas, com 30% da carga horária presencial.
Os editais para seleção dos novos alunos serão lançados até agosto pelas respectivas universidades. O processo seletivo estará aberto para qualquer brasileiro apto a ingressar no ensino superior. Conforme o governador Elmano, a definição dos cursos a serem oferecidos em cada polo será feita em parceria com os municípios, baseada em estudos de carência profissional e negociações com os prefeitos locais.
As novas vagas e polos são fruto do Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que busca ampliar as vagas do programa UAB no país. Os cursos são realizados por meio de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, juntamente com instituições de educação superior públicas.