Diocese de Sobral retoma gestão da Santa Casa após três anos, sob nova direção
A Associação Santa Casa de Misericórdia de Sobral comunicou na manhã de hoje (29) que foi oficialmente revogado o decreto de intervenção da Prefeitura de Sobral, que vigorava sobre o hospital. Com o fim da intervenção, a Santa Casa retorna à gestão da Diocese, que geria a instituição até setembro de 2022.
A decisão resulta de um entendimento conjunto entre a Prefeitura, o Governo do Estado, o Ministério da Saúde e a Diocese. A gestão será financiada de forma tripartite, com recursos municipais, estaduais e federais.
Nesta nova fase, marcada pelo compromisso com a responsabilidade técnica e a continuidade dos serviços de saúde, foi nomeada como diretora geral transitória, a enfermeira e administradora hospitalar Renata Albaladejo Morbeck, profissional indicada em consenso pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde.
A nomeação tem caráter temporário, pelo período de quatro meses, e visa assegurar a estabilidade institucional e a boa condução administrativa da unidade hospitalar.
“Serei um vetor para podermos construir toda essa transição entre a intervenção e a acolhida do equipamento pela Associação Santa Casa. Todos em um esforço conjunto para podermos continuar o trabalho feito ao longo desses seis meses com uma preocupação muito grande de incrementar a governança dentro da Santa Casa e fazer a gestão desse novo recurso que será cotado para fazermos as melhores escolhas, onde aportar para um caminho de sustentabilidade da Santa Casa”, ressalta Renata, que disse ainda que está sendo finalizado um diagnóstico do que foi encontrado na instituição.
(A Voz de Santa Quitéria)