CIDADENACIONALPOLITICA

Deputado entra com projeto de lei no Congresso Nacional solicitando a implantação de um Campus do IFCE em Ipu

Como parte das articulações do prefeito de Ipu, Robério Rufino (PSB), do ex-prefeito Sérgio Rufino e do reitor, Prof. Wally Mendonça, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT), protocolou na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), um projeto de lei solicitando do Governo Federal a implantação de Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no município de Ipu, no estado do Ceará.

Nessa semana Robério e Sérgio Rufino estiveram no gabinete do parlamentar, assim como em outros gabinetes, levando a proposta da instalação de um campus universitário do município de Ipu. Reveja a visita no link, postado pelos políticos nas redes sociais.

“As movimentações avançam para a concretização do sonhado Campus do Instituto Federal no Ipu. Agradeço ao Deputado Idilvan Alencar por já ter dado entrada no Projeto de Lei que será apreciado e votado na Câmara Federal” disse Robério.

Justificando o projeto, o deputado ressalta que o município de Ipu, na região cearense da Serra da Ibiapaba, não dispõe de nenhuma instituição pública de nível superior para atender os estudantes da cidade e da região.

“Os campi do IFCE mais próximos do município estão situados em Ubajara (74 km de distância), Tianguá (90 km de distância), Sobral (100 km de distância) e Crateús (118,5 km de distância). Tais distâncias obrigam o deslocamento diário de estudantes para essas e outras unidades de ensino, o que acarreta, além do risco de acidentes, ônus financeiro, haja vista a não existência de políticas que garantam o transporte escolar universitário.” justifica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Criado oficialmente pela Lei n° 11.892, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará congrega os antigos Centros Federais de Educação Tecnológica do Ceará (CEFETS/CE) e as Escolas Agrotécnicas Federais dos municípios de Crato e de Iguatu. Atualmente, a instituição está presente em 35 municípios, de diferentes regiões do estado, e tem forte atuação nas áreas da pesquisa e da extensão, com foco especial nas linhas atinentes às áreas técnica e tecnológica.

A interiorização de instituições de ensino superior, tais como o IFCE, tem se mostrado bastante exitosa no que concerne ao desenvolvimento de regiões afastadas dos grandes centros populacionais e das capitais dos Estados, contribuindo para uma considerável melhoria da qualidade de vida nessas áreas.

Leia também