Cearense de 112 anos, que é o homem mais velho do mundo, é saudável e gosta de uva e galinha caipira
João Marinho Neto, cearense de 112 anos que nesta semana entrou para o Guinness como o homem mais velho do mundo, mora em um lar de idosos e suas comidas preferidas são uva e galinha caipira. Ele protagonizou uma reportagem do Fantástico, na TV Globo, que mostrou a sua rotina e os “segredos” da longevidade, neste domingo (1º).
O idoso é saudável, segundo a equipe que cuida de saúde dele, apesar de já não enxergar mais e ter baixa audição. A enfermeira Diulia Dara Nascimento disse que seu João “não tem comorbidades”. “Não tem hipertensão, não tem diabetes, não tem histórico de AVC ou de câncer. Nada. Ele não toma nada, nada mesmo”, conta a profissional de saúde.
Marinho mora com outros 12 idosos, mas sempre recebe visita da família. O agricultor teve 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos.
“Eu tive uma vida feliz, meu filho, com muita saúde e tudo. Tinha gado para fazer o queijo, tinha tudo”, disse em uma conversa com o filho Marcos Venicios Marques.
João Marinho é um morador querido no abrigo. “Uma pessoa super educada, grata, calma e sensata. Nunca vi um ser humano tão especial como ele”, comentou Aleluia Teixeira, cuidadora de idosos.
Segredo da vida é amor
Questionado pela reportagem sobre o segredo da longevidade de seus mais de 112 anos, seu João falou que chegou até aqui por conta de muito amor e de seus entes queridos.
“Uma coisa que ele ensina muito é que vale a pena viver. (…) Eu falei: ‘Seu João, o senhor sabe que o senhor se tornou o homem mais velho do mundo?’. Ele: ‘o mais velho e bonito’. Então, é isso que ele cativa a gente no dia a dia”, revelou o coordenador do lar de idosos, Edgar Rodrigues.
João Marinho Neto foi casado com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Já com a segunda esposa, Antonia Rodrigues Moura, teve três filhos: Venicios, Jarbas e Conceição.
O homem viveu uma vida simples como agricultor e criando a família no interior do Ceará. Ele é natural de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
(Diário do Nordeste)