Câmara de Ipu aprova atualização salarial e rejeita empréstimo de R$ 9,8 milhões para a saúde em sessão extraordinária
A Câmara Municipal de Ipu realizou sessão extraordinária nesta quinta-feira (29/01), com a presença de todos os vereadores, para analisar projetos enviados pelo Executivo municipal. Dos três projetos apresentados, dois foram colocados em votação. (veja uma cópia dos projetos abaixo)
O projeto que trata da atualização dos salários dos servidores foi aprovado por unanimidade.
Já o projeto que autoriza operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 9.864.702,28, voltado para investimentos em infraestrutura da atenção à saúde no SUS, foi desaprovado por 7 votos contra e 6 a favor. Conforme informado, os votos contrários partiram de vereadores da base de oposição.
O terceiro projeto, que trata da saída de Ipu do consórcio de Crateús (CORSEC) e da adesão ao consórcio da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSRMS) para destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos — com transporte diário para Cariré e tratamento em Sobral — não chegou a ser votado. A matéria teve pedido de vista, foi retirada da pauta e deverá retornar para votação em outra oportunidade.
Sobre o projeto rejeitado, a proposta buscava autorização legislativa para a Prefeitura contratar financiamento com a Caixa. O tema foi debatido em um contexto no qual o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê, em 2025, linhas de crédito e modalidades de financiamento voltadas a prefeituras, com foco em obras estruturantes, mobilidade urbana, saneamento e infraestrutura social, incluindo financiamentos de longo prazo com destaque para a atuação do BNDES.

