CIDADE

Brigadistas de Ipu combatem Incêndio Florestal no Parque Estadual das Carnaúbas em Granja (CE)

Na noite do último dia 25 de setembro, a Brigada de Incêndio Florestal CFSV-Ipu recebeu o pedido de apoio para combater um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual das Carnaúbas, localizado no município de Granja, Ceará. O time de ataque às chamas, composto inicialmente por nove profissionais de Ipu e da Coordenação CFSV, foi mobilizada com o apoio da gestão estadual e municipal, que forneceram transporte, alimentação e hospedagem para os combatentes.

Durante a fase inicial da operação, que se estendeu por mais de 20 horas, foi necessário o reforço de mais oito brigadistas, totalizando 17 profissionais envolvidos diretamente no combate às chamas. A previsão era de que mais brigadistas poderiam ser acionados, dependendo da evolução da situação no local.

Além dos esforços dos brigadistas ipuenses, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu contribuiu com dois profissionais e equipamentos de combate ao incêndio, reforçando a importância de uma ação coordenada para preservar o meio ambiente e as áreas protegidas. Também foram disponibilizados recursos humanos e apoio logístico pelo Programa de Prevenção de Incêndios (PREVINA), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

Após cinco dias de intenso combate, o incêndio foi finalmente debelado, graças ao trabalho incansável e dedicado dos brigadistas e de todos os envolvidos na operação. O fogo, que ameaçava devastar o Parque das Carnaúbas, foi controlado, preservando a fauna e a flora locais, assim como a integridade do ecossistema.

Os brigadistas, verdadeiros heróis da “terra de Iracema”, enfrentaram condições adversas e trabalharam incansavelmente para proteger o parque, um dos patrimônios naturais mais importantes da região.

As autoridades locais, juntamente com o Programa de Prevenção de Incêndios (PREVINA), o Parque Estadual das Carnaúbas e a APA da Bica do Ipu, destacaram a importância do trabalho coletivo e da pronta resposta para minimizar os danos e assegurar a preservação ambiental.

A mobilização de recursos humanos e materiais demonstra a preocupação em preservar a biodiversidade e garantir um futuro mais sustentável para a região da Ibiapaba. Essas ações reafirmam o compromisso das instituições e da comunidade com a preservação do meio ambiente e a promoção de um desenvolvimento equilibrado, respeitando as riquezas naturais da região e fazendo da Ibiapaba um local cada vez mais próspero, sustentável e acolhedor.