Bombeiros encontram corpo de homem que morreu vítima de afogamento no Açude Araras
Nos dias 03 e 04 de janeiro, a guarnição de serviço da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, sediada em Ipueiras, atuou de forma incansável na linha de frente da operação, demonstrando comprometimento, técnica e sensibilidade diante da complexidade do caso, ou seja, para encontrar o corpo de um cidadão que morreu vítima de afogamento.
Entenda o caso
No sabado (03/01) a equipe de Ipueiras foi acionada para atender uma ocorrência de afogamento no município de Pires Ferreira, distrito de Cipó, nas águas do Açude Araras.
Segundo informações repassadas no local, a vítima, Jocélio Rodrigues Barbosa, encontrava-se acompanhado de sua esposa e amigos, em uma embarcação de nomenclatura “Arca de Noé”. A embarcação transportava aproximadamente 15 pessoas, que realizavam deslocamento recreativo pelo açude.
A embarcação saiu do município de Varjota, seguindo em direção a um ponto próximo ao município de Hidrolândia, onde o grupo pretendia realizar uma parada para almoço, percorrendo trecho do Açude Araras (reservatório que abrange áreas dos municípios de Varjota, Hidrolândia e Pires Ferreira).
Durante o trajeto, o Jocélio decidiu realizar um mergulho juntamente com dois amigos. Em determinado momento, a vítima apresentou fadiga e perda das forças durante o nado, vindo a se afogar. Os amigos que estavam com ele ainda tentaram prestar auxílio imediato, porém não obtiveram êxito.
Com o apoio da equipe de mergulhadores especializados foram realizados mergulhos autônomos e livres, além de varreduras em áreas indicadas por testemunhas. Ao longo das buscas, cerca de oito cilindros de ar comprimido foram utilizados.
Somente no terceiro dia de operação, 05 de janeiro, a missão foi concluída com sucesso: a própria guarnição de Ipueiras localizou o corpo de Jocélio Rodrigues Barbosa, encerrando os trabalhos de forma honrosa e eficaz.
Natural de Varjota/CE e nascido em 20 de junho de 1989, Jocélio teve sua vida interrompida tragicamente. O Corpo de Bombeiros reforça o alerta sobre os riscos de mergulhos em açudes e reservatórios sem os devidos cuidados de segurança.
(Tony Sales)

