REGIONALVIÇOSA DO CE

Acusados de chacina com 8 mortos em Viçosa do Ceará vão a júri popular

Os quatro acusados da chacina ocorrida em Viçosa do Ceará vão a júri popular, conforme informado pelo Ministério Público nesta quinta-feira (2). O crime aconteceu em julho de 2024 e deixou oito mortos e uma pessoa baleada. Os réus serão julgados pelos homicídios, a tentativa de homicídio e envolvimento com facção criminosa.

A Justiça aceitou o pedido feito pelo Ministério Público para que os réus sejam levados a júri popular, e também manteve a prisão preventiva dos quatro. O MP informou também que cada homicídio deverá ser julgado com duas qualificadoras: motivo torpe (motivado por disputa entre organizações criminosas rivais pelo domínio do tráfico de drogas na região) e recurso que dificultou a defesa das vítimas (praticado mediante ataque repentino e inesperado).

O crime aconteceu em 20 de junho de 2024, na Praça Clóvis Beviláqua, no Centro da cidade. Sete pessoas morreram na hora e outra morreu no hospital, dias depois, em consequência dos tiros. As vítimas tinham entre 16 e 26 anos. Uma vítima foi baleada e sobreviveu.

Todas as vítimas foram baleadas durante a madrugada do dia 20 de junho de 2024, na praça central de Viçosa do Ceará. O município fica no norte do estado, na divisa com o Piauí.

As vítimas são:

Vítimas de chacina no Ceará tinham entre 16 e 29 anos — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

  • Ana Carolina de Sousa Rocha, 24 anos
  • Francisco Luan Brito da Silva, 26 anos
  • Uma adolescente de 16 anos
  • Isamara de Sousa Rodrigues, 25 anos
  • Adrian Mateus Brito dos Santos, 23 anos
  • André Júnior, Geovane e Júlio, de idade e nome completo ainda não confirmados

Prisão dos suspeitos

Alberto José possui passagens por tráfico de drogas, roubo, furto de veículo e posse e porte ilegal de arma de fogo.

No momento da abordagem, ele estava em um carro acompanhado da mulher, do filho e do cunhado. No veículo foram localizados R$ 6 mil em espécie, e o acusado apresentou um documento falso.

Além dele, outro homem, de 27 anos, que teve envolvimento direto com o crime foi preso no mesmo dia, na cidade de Castanhal, no Pará. Esse segundo acusado possui antecedentes por tráfico e associação para o tráfico, roubo, receptação, associação criminosa, crime ambiental e resistência.

Antes disso, a polícia já havia capturado, na cidade de Parnaíba, no Piauí, um homem de 51 anos, com passagens por crimes de tráfico e associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi apontado como a pessoa que revelou aos executores o local onde as vítimas se encontravam em Viçosa do Ceará. Um quarto suspeito foi preso em Tianguá, no Ceará.

(g1)