Cientista Cidadã Nordestina participa da Bett Brasil e usa sua influência para angariar fundos para o RS
Maria Larissa Pereira Paiva, conhecida como Larittrix, é uma jovem cientista e influenciadora/divulgadora científica na área da Astronomia desde os 15 anos. Sua trajetória é marcada por conquistas significativas, desde pesquisas reconhecidas por instituições renomadas como a NASA, IASC, MCTI e NAOJ até seu papel como líder e embaixadora nas Olimpíadas Científicas, em projetos de democratização de oportunidades e participação em eventos de destaque no cenário educacional que a tornaram uma referência na área STEM.
Recentemente, Larittrix foi convidada para palestrar no palco da Bett Educar Brasil, o maior evento de Tecnologia para Educação da América Latina. Em sua palestra, ela compartilhou sua experiência como representante de uma nova geração de mulheres e meninas engajadas na ciência, promovendo a inclusão e o protagonismo feminino em STEM.
Sobre a Bett Brasil
A Bett Educar Brasil foi um palco importante para discutir não apenas tecnologia educacional, mas também temas essenciais como a inclusão das mulheres e meninas na ciência. O debate entre Larittrix e outras líderes femininas, foi um dos destaques do evento, enfatizando a importância de incentivar e apoiar a diversidade e o talento nas áreas STEM.
Sobre protagonismo feminino
Sobre ser uma mulher na ciência, Larittrix diz que nunca foi fácil. “Já tive que provar que entendia um assunto ou merecia várias oportunidades básicas com insistência, enquanto colegas homens da mesma idade não precisavam desse esforço, fora o machismo em geral que todas nós eventualmente – infelizmente – passamos.
Larissa Paiva diz que a primeira vez que encontrou amparo nesse sentido foi na comunidade Força Meninas: “Foi muito legal perceber que há poucos anos atrás eu estava entrando na comunidade e hoje sou premiada na categoria Líder do prêmio que a plataforma organiza e palestrei com a CEO.”
Após esse destaque na Bett Educar Brasil, Larittrix anunciou sua participação no projeto voluntário chamado Conhecimento do Bem, liderado por Geovana Sampaio, que oferece palestras, workshops e aulas mediante doações para arrecadação de fundos em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Esse projeto tem como objetivo estimular mais doações para as vaquinhas destinadas às vítimas no Rio Grande do Sul, promovendo a solidariedade e o auxílio às comunidades afetadas pelos desastres.
Sobre o Projeto Conhecimento do Bem: Unindo grandes mentes com grandes corações
Em meio à maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, Larittrix se uniu a Geovana Sampaio Gonçalves, carinhosamente conhecida como Gege e moradora de Belém, no Pará, para fundar e promover o Projeto Conhecimento do Bem. Este projeto oferece palestras, workshops e aulas mediante doações nas vaquinhas online, incluindo sorteios de livros como forma de incentivar e motivar as pessoas a contribuírem para a arrecadação de fundos em prol das vítimas no Rio Grande do Sul.
“Esta foi a forma que encontramos para agregar valor e ‘recompensar’ e motivar mais as pessoas para fazer as doações. Tipo: Doe! Se você doar, você estará concorrendo a esse livro e poderá aprender sobre esse assunto com aquele professor!”, destaca Gege. “Através do nosso projeto iremos juntos não só democratizar conhecimento acerca de tópicos tão primordiais para a juventude brasileira, mas também estimular que mais pessoas doem às vítimas, já que este será um requisito obrigatório para a inscrição. Dito isso, estamos abertos a qualquer interessado em compartilhar seus conhecimentos em troca da promoção da solidariedade”, convidam as meninas.
Até o momento, palestras já foram confirmadas por palestrantes do Nordeste, Sul, com Luiz Borges, cientista renomado na área da Neurotecnologia; do Sudeste, com a participação de Nicolle Squillante, estudante de pedagogia e co-fundadora de uma escola digital e outros palestrantes e influenciadores voluntários de diversos estados do Brasil também estão se unindo à causa.
“Agradeço por poder contribuir com o pouco que posso para a disseminação do conhecimento científico e para causas sociais tão importantes como essa. Na verdade, queríamos poder fazer muito mais”, destaca Larittrix.
A campanha liderada por Geovana Sampaio está aberta a todas as contribuições, sejam elas financeiras, materiais ou voluntárias. Para participar ou obter mais informações, basta acessar o site oficial da iniciativa ou entrar em contato diretamente com Gege ou Larittrix através de suas redes sociais.
Sua participação ativa em iniciativas de inclusão e solidariedade reforça o papel de Larittrix como uma voz influente não apenas na ciência, mas também na promoção de valores como empatia e colaboração e neste momento de adversidade, o protagonismo de jovens como esses nos lembram que a empatia e a ação coletiva são fundamentais para superar desafios e reconstruir vidas.