‘A troca no comando do PSB deve fortalecer a aliança com o PT no Ceará para a disputa de 2024’ diz Sérgio Rufino
Eudoro Santana vai assumir direção do PSB Ceará, diz presidente do partido
Pai do ministro Camilo Santana (PT), o ex-deputado Eudoro Santana vai assumir a presidência do PSB no Ceará até o fim do mês de agosto. O nome dele foi definido após articulação do ministro da Educação com a direção da legenda, a nível federal e estadual.
Com Eudoro na presidência da sigla, o PSB deve “embarcar” na base do governador Elmano de Freitas (PT). Segundo o atual presidente estadual da legenda, Sérgio Rufino, a troca no comando do partido deve fortalecer a aliança com o PT no Ceará para a disputa de 2024. O objetivo, segundo ele, é aumentar o número de prefeituras.
“O partido vinha dialogando com o ministro Camilo Santana e chegou à indicação do Eudoro — porque ele é uma figura histórica do partido e também para agregar ao Governo do Estado. (…) Até o fim de agosto, o Eudoro assume, e o PSB entra na base do Elmano formalmente. Esse é o primeiro passo que foi dado nesse entendimento”
Sérgio Rufino
Presidente do PSB Ceará
Apesar de compor a base do Governo Lula (PT), no Ceará, o PSB não apoiou a candidatura de Elmano de Freitas para o Poder Executivo. Desde a eleição, o partido tem evitado se pronunciar sobre o assunto, apesar de quadros da legenda integrarem o arco de alianças governista.
Para fortalecer o partido no arco de aliança petista para as eleições de 2024, a indicação de Eudoro já vinha sendo negociada “há alguns meses”, como relata o ex-presidente do PSB no Ceará, Denis Bezerra.
O ex-deputado federal deixou a presidência da agremiação em março para assumir a direção Companhia das Docas do Ceará — apesar de ter sido nomeado apenas em maio. Desde então, quem está no comando da sigla é Sérgio Rufino.
A partir de agosto, o bastão da legenda deve ir para Eudoro.
“Sobre essa passada de bastão, é um diálogo que já vem acontecendo há alguns meses, não é de agora. É uma construção que tem sido feita através de mim e do Sérgio Rufino, que é o presidente atual do partido, para que a gente encontre uma convergência para crescimento do PSB no Estado do Ceará. E hoje essa ponte, esse elo que se forma entre o partido e o Governo do Estado vem para fortalecer esses vínculos do PSB com o PT, a nível federal e aqui no Estado do Ceará”
Denis Bezerra (PSB)
Diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará
Ainda conforme Denis, agora “o PSB embarca junto ao Governo Elmano para fortalecer ainda mais o trabalho e desenvolvimento do Ceará”. O Diário do Nordeste entrou em contato com Eudoro Santana para comentar o assunto, mas não obteve sucesso.
Quem é Eudoro Santana
Nascido em Quixeramobim, no Sertão Central, Eudoro Santana tem 87 anos e é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e funcionário público da Petrobras.
Seu interesse pela política iniciou ainda quando estava na universidade, participando pelo movimento estudantil. Foi presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFC aos 19 anos. Chegou a ser perseguido e torturado na ditadura, inclusive chegando a perder o emprego na Petrobras. Mais tarde, foi reintegrado aos quadros.
Foi por conta desse interesse pela política que Eudoro Santana também foi eleito deputado estadual quatro vezes, além de ter ocupado cargos federais e estaduais na administração pública. Recentemente, foi um dos agraciados com a Medalha Abolição. Além disso, é casado com a assistente social Ermengarda Maria de Amorim Sobreira e pai de quatro filhos: Tiago, Camilo, Andréa e Isabel.
(Diário do Nordeste)