CIDADE

Tamanduá-mirim morre atropelado na CE-187, próximo ao ‘Boqueirão’ em Ipu

Um Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi encontrado morto atropelado na manhã desta quinta-feira (13/04), na Rodovia CE-187, em Ipu (CE), próximo ao local conhecido como “Boqueirão” na subida da Serra da Ibiapaba.

Segundo o policial civil Luiz Felipe que fez o registro da imagem do animal morto na estrada eram por volta das 9h quando o mesmo avistou o animal morto próximo ao acostamento. “Como nunca tinha visto um, retornei e tirei essa foto” disse.

Em casos de animais vivos ou lesionados na pista, a orientação dos órgãos de proteção ambiental é acionar a Polícia Militar Ambiental ou Corpo de Bombeiros, para que possam ser socorridos e encaminhados para soltura. Sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar casos de atropelamento, os motoristas devem ter cuidado com a velocidade e a atenção redobrada nos pontos em que os animais costumam trafegar.

Tamanduá-mirim

O Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) mede entre 87 e 110 cm e pode pesar até 7 kg, com uma cauda preênsil. Apresenta coloração predominantemente amarelada, com duas manchas pretas que se estendem dos ombros até a região posterior do corpo. A cabeça tem um focinho alongado e uma língua longa e protrátil. Possui quatro dedos nos membros anteriores, com garras longas em três destes, e cinco dedos nos posteriores, com garras curtas em cada. Assim como todos os tamanduás, não possui dentes. Seu habitat é a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado.