Ipuense que criou um perfil falso de emprego para atrair e matar a ex é condenado a 20 anos de prisão
O ipuense Francisco Marcelo Freitas de Oliveira, 22 anos, foi condenado a 20 anos de prisão em regime fechado pelo feminicídio da ex-namorada Gessiana Farias dos Santos, na cidade de Guaraciaba do Norte, no interior do Ceará. O julgamento do acusado ocorreu nesta quarta-feira (1º).
O crime ocorreu em maio de 2019. À época, Gessiana tinha 17 anos e foi atraída pelo ex com um perfil falso de emprego. Ao ir ao local combinado, a jovem foi morta pelo homem com cerca de 17 facadas na região do pescoço. Marcelo foi preso em flagrante.
No julgamento, o Conselho de Sentença condenou o réu pela prática do delito de homicídio qualificado na forma consumada (motivo torpe, meio cruel, por meio que dificultou a defesa da vítima e feminicídio).
Para definir a pena, o Conselho considerou, entre outros pontos:
- a culpabilidade do agente, já que a vítima, além de adolescente, era ex namorada do acusado, tendo inclusive convivido com ele por dois anos; e
- as circunstâncias do crime, já que se tratou de crime premeditado, onde o acusado atraiu a vítima por meio de dissimulação, utilizando-se de seu sonho em conseguir um emprego.
Marcelo não poderá recorrer em liberdade, para garantir a ordem pública “ante a gravidade em concreto da conduta do acusado”.
Falsa proposta de emprego
Na época do crime, a Secretaria de Segurança do Ceará informou que Marcelo revelou em depoimento que criou um perfil falso em uma rede social na intenção de atrair a vítima até o local.
Para isso, o ex-namorado se fez passar por uma recrutadora e simulou um encontro com Gessiana fazendo-a acreditar que se tratava de uma entrevista de emprego.
Na hora e local acertados, a adolescente se deparou com o suspeito, que tentava reatar. De acordo com informações de policiais, após conversarem e a jovem negar o pedido, ele sacou uma faca e desferiu vários golpes contra ela.
Casal morou junto
A vítima estava no 2º ano do ensino médio. Segundo uma familiar, a moça e o ex-namorado já haviam morado juntos no município de Ipu, na casa do pai do suspeito. No entanto, o relacionamento não deu certo e a adolescente voltou para a casa da mãe, no sítio Saco das Carnaúbas, zona rural de Guaraciaba do Norte.
Os dois chegaram a reatar a relação, mas permaneceram em casas separadas. Com o término definitivo, o rapaz passou a ameaçar tirar a própria vida. Ele era considerado uma “pessoa tranquila e que gostava muito dela”, disse.
O suspeito foi preso em casa, em Ipu, cerca de seis horas após praticar o crime. O caso foi investigado pela Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte.
(G1/CE)