Ex-candidato a prefeito de Hidrolândia, Jerbinho do Totonho é preso
O empresário e ex-candidato a prefeito de Hidrolândia, Francisco Jerberson Timbó Magalhães, foi preso na tarde desta quinta-feira (17). A Polícia Militar cumpriu o mandado de prisão temporária, de cinco dias, expedido pela desembargadora do Tribunal do Justiça, Vanja Fontenele Pontes.
Conforme o mandado, expedido às 14h32, a prisão se deu pelos crimes de: responsabilidade de prefeitos, falsidade ideológica, associação criminosa, peculato, concussão, corrupção ativa e fraudes em licitações. No entanto, não especifica a origem e a cidade onde os fatos se deram.
Vanja cita na decisão a “necessidade, urgência e imprescindibilidade das medidas cautelares requeridas”, confirmando haver outros investigados além de Jerbinho e outras medidas além da prisão, tais como:
- afastamento temporário da função pública;
- suspensão do exercício de cargos ou funções vinculadas à Administração
- quebra de sigilo bancário e fiscal
- busca e apreensão pessoal e domiciliar
Jerbinho foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria, acompanhado de seus advogados, onde os procedimentos foram realizados, como exame de corpo de delito. De lá, seguirá para a Unidade Prisional Regional de Sobral, onde ficará à disposição da Justiça.
Nesta sexta, ele deverá ser submetido a audiência de custódia. Até o momento, a sua defesa ainda não se manifestou.
Em fevereiro de 2024, ele e sua empresa, a Construtora Nova Hidrolândia, foram alvos de uma operação da PROCAP, a “Passe Livre”, que investigava suposto esquema na licitação de limpeza pública no município de Tarrafas, tendo sido cumpridos mandados de busca e apreensão.
Jerbinho, hoje, é a principal liderança de oposição no município, tendo obtido 6.631 votos ano passado.
(A Voz de Santa Quitéria)