Morre Luiz Timbó Aragão, o lendário homem do sertão de Ipu, aos 102 anos
Luiz Timbó Aragão, conhecido por sua visão à frente de seu tempo e legado como um dos maiores empreendedores rurais da região de Ipu, faleceu aos 102 anos. Luiz, proprietário da Fazenda Cajazeiras dos Souza, deixa um vasto legado de inovações e progresso em uma região que, antes de sua atuação, era marcada pela pobreza e escassez.
Casado com Maria Bezerra Martins, com quem teve 16 filhos, Luiz era chamado carinhosamente de “Luiz de Souza”. Sua história é permeada de conquistas que transformaram as terras áridas em uma das áreas mais ricas em recursos hídricos do município. Um dos marcos de sua vida foi a introdução do Biogás, uma inovação à época, que ele implementou em sua fazenda utilizando esterco de vaca, uma solução pioneira em tempos onde não havia energia elétrica disponível.
Apaixonado pelo desenvolvimento agrícola, Luiz investiu em açudes, máquinas agrícolas, além de criar gado e desenvolver fábricas de cachaça, rapadura e farinha. O espírito empreendedor de Luiz Timbó Aragão se refletia na sua incansável vontade de melhorar a vida das pessoas ao seu redor, e sua fazenda era não só um polo produtivo, mas um refúgio para os trabalhadores que ele sempre acolheu com generosidade.
Luiz, que nunca deixava de montar seu cavalo branco, era conhecido pelo seu bom humor e uma personalidade marcante. Embora fosse brincalhão, sabia ser firme quando necessário. Amante dos animais e da simplicidade da vida no campo, seu prato favorito sempre foi o feijão, que ele atribuía como um dos segredos para sua longevidade. Ele trabalhou até os 100 anos, dedicando-se à produção de queijo, uma de suas maiores paixões. “A melhor coisa desta vida são as benfeitorias do homem e as de Deus”, dizia Luiz, resumindo sua filosofia de vida.
Seu legado vai além das terras férteis e das inovações tecnológicas que trouxe ao sertão. Deixa saudades nos 15 filhos que sobreviveram, nos netos e em toda a família Timbó Aragão, que herda a marca de um homem que transformou a realidade da sua comunidade.
Luiz Timbó Aragão foi enterrado ao lado de sua amada esposa Maria, no município de Ipu, encerrando o ciclo de uma vida que ficará eternizada na memória do sertão.