CIDADEDESTAQUEPIRES FERREIRA

56% da microrregião de Ipu é ocupado por floresta, aponta estudo da SEMA

Dados do Inventário Florestal Nacional (IFN) no Ceará, publicado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), apontam que a microrregião de Ipu, Noroeste do Ceará, possui 236.920 hectares de florestas, em torno de 56% em proporções de terra. O IFN mostra que no Ceará 57% do seu território é coberto por tipologias consideradas florestais, o que equivale a 8,5 milhões de hectares. A microrregião de Ipu compreende os municípios de Ipu, Pires Ferreira, Varjota, Ipueiras, Reriutaba e Poranga com 4 222 km².

A Caatinga, bioma característico da região Nordeste e tão necessitado de preservação, representa 88% dessa cobertura vegetal. O levantamento ainda identificou áreas de cerrado, floresta ombrófila, estacional e pioneiras.

A Serra da Meruoca, Coreaú e Santa Quitéria se destacaram pelas maiores proporções de seus territórios cobertos por florestas (87%, 86%, e 84% respectivamente), enquanto as microrregiões de Pacajus e Chororozinho foram as que apresentaram as menores coberturas florestais (20% e 15%, respectivamente).

O estudo identificou 776 espécies vegetais e 346 espécies de árvores. A espécie arbórea mais encontrada foi o Marmeleiro e a mais abundante em áreas fora das florestas foi a Carnaúba. Nos questionários aplicados junto à população, três em cada quatro pessoas entrevistadas assumiram que utilizam a floresta de alguma maneira.

Fotos divulgação

Entenda

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma ação coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro, que visa à produção de informações estratégicas sobre os recursos florestais do país. Trata-se de um levantamento de dados em campo, em nível nacional, que trará um conjunto de informações que contribuirão na formulação de políticas públicas e projetos de uso, conservação e recuperação dos recursos florestais. O IFN está sendo implementado progressivamente em todo o território nacional.

A implementação do Inventário Florestal Nacional no Estado do Ceará é fruto de uma parceria do Serviço Florestal Brasileiro e do governo estadual, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

Relatório completo abaixo